fbpx

Digite o que procura

Outubro Rosa: O Mês de Conscientização do Câncer de Mama

01/10/2020
Compartilhar

O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres no mundo, e também no Brasil. Corresponde a cerca de 29,7% do total de novos casos a cada ano. Apesar de ser raro, a doença também pode acometer os homens, os casos representam 1% do total da doença.

Estimativa de novos casos para 2020: 66.280 *

* Dados: INCA

Certas regiões do Brasil concentram um maior número de casos, como nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Ceará. Por exemplo, no estado do Rio de Janeiro estima-se que a cada 100 mil mulheres, 68 tenham câncer de mama.

Os estados com menor incidência são os da região Norte: Manaus, Acre, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá. Por exemplo, no Pará a incidência é de 22 mulheres a cada 100 mil.

Desmistificar o câncer de mama é fundamental para combatê-lo: nos últimos anos, a taxa de mortalidade da doença caiu mais de 40%, e o diagnóstico precoce foi essencial para isso.

Infelizmente não há como prevenir o aparecimento do câncer de mama de forma absoluta. Por isso, o diagnóstico precoce da doença é primordial. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de sucesso no tratamento. O objetivo dos exames diagnósticos de rotina é encontrá-lo antes mesmo de causar sintomas. O tamanho do tumor e sua agressividade são fatores importantes para definir qual a melhor conduta médica para o tratamento adequado, influenciando decisivamente na cura.

Câncer de mama

Um tumor diagnosticado em estágio inicial chega a ter mais 90% de chance de cura.

Para diminuir a chance do desenvolvimento de qualquer tipo do câncer, inclusive o de mama, é necessário tomar alguns cuidados e manter uma vida com hábitos saudáveis. Fique atenta nas dicas abaixo:

  • Controle do peso
  • Pratique de atividade física
  • Evite abusar de bebidas alcoólicas
  • Evite o uso de hormônios por tempo prolongado
  • Não fume
  • Quando tiver filhos, amamente por um longo período
  • Beba bastante água

O câncer de mama não dói. Fique atenta aos sinais e sintomas:

  • Nódulo na mama
  • Inchaço em parte da mama semelhante à casca de laranja
  • Irregularidades ou retrações na pele da mama
  • Dor ou inversão do mamilo
  • Vermelhidão e descamação do mamilo, ou na pele da mama
  • Saída de secreção pelo mamilo, particularmente se for sanguinolenta ou translúcida
  • Nódulo nas axilas

Mulheres sem alterações ao exame clínico das mamas podem ter alterações detectadas na mamografia de rotina, por isso a importância do acompanhamento médico anual. A idade ideal para se fazer a primeira mamografia é aos 40 anos, e a partir daí com periodicidade anual. Mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama devem conversar com seu médico e iniciar os exames de prevenção o quanto antes.

Câncer de mama

A Autoestima e o Câncer de Mama

As mudanças físicas causadas pelo tratamento de câncer de mama podem ter um grande impacto na forma como as pacientes se sente a respeito de si mesma. É comum ficar menos autoconfiante e se preocupar sobre como os outros irão enxergá-la.

A queda dos cabelos é um dos principais efeitos colaterais de quem luta contra a doença. Mas isso não significa que a mulher deva se sentir menos bonita. Muitas optam por exibir a cabeça raspada como uma forma de se identificarem como sobrevivente do câncer de mama. Mas, para quem prefere cobrir a cabeça, há opções disponíveis para todos os gostos, estilos e personalidades: perucas, lenços coloridos e chapéus.

Nos casos mais agressivos, além de lidar com o diagnóstico, a mulher precisa encarar o choque da necessidade da retirada da mama. É uma etapa muito difícil. É chocante para a mulher, algumas se negam a se olhar no espelho, até que possam compreender que existe a possibilidade de reconstrução da mama ou aceitação da sua nova aparência.

Elevar a autoestima faz com que a mulher faça escolhas positivas para si mesma. A mulher passa a valorizar questões que antes não valorizava, passa a ver a vida de outra maneira, e a sua segurança vem com uma intensidade maior, de uma vencedora.

Tags:

Você pode gostar também

1 Comment