fbpx

Digite o que procura

Toxicologia: conceitos e aplicações no dia a dia

20/09/2018
Compartilhar

A toxicologia analisa os efeitos das diversas substâncias químicas sobre os organismos vivos, seja humano, animal ou ambiente, observando seus danos e benefícios a curto e longo prazo. O seu objetivo principal é evitar que efeitos nocivos das sustâncias que utilizamos possam afetar a nossa saúde ou o meio ambiente.

Os produtos químicos estão presentes em nossa vida, desde a pasta de dente, shampoo até os agrotóxicos e conservantes usado nos alimentos ou nos medicamentos que consumimos para cuidar da saúde. Eles compõem tudo o que está a nossa volta, seja no ar que respiramos ou na água que bebemos.

Mas o que leva uma substância a causar danos? Qual a dose ideal? Alguns produtos podem mesmo ser perigosos ou causar o câncer?

O grande desafio da toxicologia é estabelecer o uso seguro das substâncias químicas, uma vez que nem todos irão responder às substâncias exatamente da mesma maneira. Fatores como quantidade, duração da exposição e suscetibilidade influenciam nas consequências.

Um dos primeiros registros conhecido sobre toxicologia está no Papiro de Ebers (cerca de 1500 a.C.) com informações relativas a muitos venenos conhecidos, incluindo ópio e metais como chumbo e cobre.

Especialidades toxicológicas

A toxicologia é uma área muito ampla por sua abrangência e aplicabilidade é dividida em várias especialidades, cada uma com suas características particulares. Vejamos a seguir algumas delas:

 Toxicologia ocupacional

Identifica as substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho e os riscos que oferecem, com o objetivo de preservar a saúde do trabalhador. São estudados tanto os agentes tóxicos de matérias-primas, produtos intermediários e produtos acabados como o monitoramento biológico do trabalhador. A identificação precoce da exposição pode permitir a proteção aos efeitos tóxicos graves, às vezes, irreversíveis. É o que acontece, por exemplo, nos cenários industriais (metais pesados) e (agrotóxicos).

Toxicologia ambiental

Estuda os efeitos dos produtos químicos em organismos como peixes, aves, animais terrestres e plantas. A ecotoxicologia, uma área especializada da toxicologia ambiental, é voltada especificamente para o impacto das substâncias tóxicas na população de um ecossistema.

Toxicologia alimentar

Abrange principalmente aspectos da segurança alimentar, os efeitos adversos produzidos por agentes químicos presentes em alimentos, sejam eles naturais ou sintéticos. E estabelecer as condições nas quais os alimentos podem ser ingeridos sem causar danos.

Avalia desde substâncias causadoras de câncer, toxinas microbianas (algas, fungos e bactérias) até os grupos de pesticidas, poluentes orgânicos, metais, materiais de embalagem, hormônios e resíduos de drogas animais.

Toxicologia Forense

Envolve a aplicação da toxicologia com finalidade legal. Tem como objetivo principal a busca de uma evidência que irá permitir a identificação da presença de uma substância química (agente tóxico) na investigação criminal, seja para causa de morte, dano à saúde ou ao patrimônio.

Toxicologia de Medicamentos

Atua na pesquisa e busca de novas drogas e remédios usados no tratamento e prevenção de doenças, assim como suas consequências para o organismo. Efeitos nocivos podem ser menores, como dor de cabeça, ou graves, como câncer e defeitos congênitos.

Toxicologia de Medicamentos

Atua na pesquisa e busca de novas drogas e remédios usados no tratamento e prevenção de doenças, assim como suas consequências para o organismo. Efeitos nocivos podem ser menores, como dor de cabeça, ou graves, como câncer e defeitos congênitos.

Toxicologia Analítica

Identifica substâncias nocivas no sangue, urina, cabelo, saliva, etc. Essa área pode auxiliar no diagnóstico, tratamento, prognóstico e prevenção de intoxicações. Em relação às drogas terapêuticas, auxilia no acompanhamento e resposta do paciente, sendo que as doses podem ser aumentadas ou reduzidas para otimizar o tratamento. Nos casos de overdose, é essencial que o agente responsável seja identificado, para que possa ser ministrado o tratamento correto. Os exames do doping em esportistas, entram nessa categoria da toxicologia.

A diferença entre o remédio e o veneno é a dose

A dose da substância é um fator importante na toxicologia, pois tem uma relação significativa com os efeitos sobre o indivíduo. Todas as substâncias têm o potencial de serem tóxicas dependendo das condições e doses administradas.

Uma dose pequena de uma substância tóxica pode ser mortal. Da mesma forma, uma dose alta de uma substância de baixa toxicidade pode não ter nenhum efeito. É assim que um medicamento, se administrado na dose correta, pode salvar uma vida, mas em grande quantidade pode intoxicar um organismo.

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde, estima-se que ocorrem no Brasil, cerca de doze mil casos diários de intoxicação por medicamentos e/ou outras substâncias químicas. Como a previsão é de uma morte a cada mil casos, a conclusão é que cerca de doze brasileiros morrem intoxicados todos os dias. Infelizmente ainda é comum medir a toxicidade de uma substância química, antes de ser comercializada, em animais.

 Testes toxicológicos e a preocupação com a saúde

Felizmente, diversas leis e instituições realizam a regulamentação de produtos exigindo a realização de testes antes da liberação para comercialização. No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do Ministério da Saúde controla a qualidade dos alimentos, medicamentos, saneantes, pesticidas, dispositivos médicos, cosméticos e correlatos.

Há testes para determinar se um produto tem potencial para causar câncer, defeitos congênitos, efeitos reprodutivos, toxicidade neurológica etc. Assim, a nossa exposição a essas substâncias é limitada, prevenindo ou reduzindo a probabilidade de que uma doença ou outro resultado negativo na saúde ocorra.

Referências

Tags:

Você pode gostar também