Gastroenterite: Cuidado com alimentos contaminados

Share

Diarreia, vômitos, desidratação e dores abdominais. Depois de ir em um restaurante na festa de confraternização de final de ano, você começa a apresentar esses sintomas. Cuidado, você pode estar com gastroenterite!

Nessa época do ano estamos cheios de compromissos. E muitas vezes, são muitos grupos para encontrar, festejar as conquistas e a convivência: é a turma do trabalho, os amigos, o pessoal da academia, os colegas da faculdade. Não faltam motivos para comemorar!

Quando combinar o restaurante do encontro, lembre-se: escolha um local com boas referências e limpo. Sabe a maionese que fica fora da geladeira? Comida japonesa refrigerada de forma inadequada? O resultado pode ser diarreia, vômitos, desidratação e dores abdominais. Alimentos contaminados por bactérias causam doenças como a gastroenterite.

O que é gastroenterite?

A gastroenterite é uma infecção do sistema digestivo ligada a uma inflamação das paredes do estômago e do intestino. O termo designa também uma série de enfermidades que podem ter origens diversas, podendo ser causadas por bactérias, vírus ou ainda outros microrganismos como parasitas, por exemplo.

A infecção viral é a mais comum e altamente contagiosa e seus principais agentes são Rotavírus, Norovírus, Astrovírus, Adenovírus e Sapovírus. Já a gastroenterite bacteriana é frequentemente associada à contaminação de água e alimentos e podem ser ligadas às bactérias Salmonella, E.coli, Campylobacter, Clostridium, Shigella e Yersinia enterocolítica.

A melhor maneira de tratar a infecção se dá por meio de um diagnóstico preciso. Nos casos em que é confirmada a gastroenterite bacteriana, a seleção do medicamento deve estar de acordo com o agente causador. A detecção molecular, por meio da metodologia PCR em tempo real, é o exame mais indicado para a identificação rápida do patógeno.

Sintomas de Gastroenterite bacteriana

Febre

Enjoo

Diarreia

Vômitos

Dores abdominais

Perda de peso

Perda de apetite

Desidratação

Como posso evitar a doença?

Armazenar e preparar corretamente os alimentos é um dos segredos para evitar a gastroenterite. Confira o que pode ser feito:

Alimentos perecíveis crus ou cozidos devem ser guardados na geladeira. Eles não devem ficar expostos em temperatura ambiente mais do que duas horas. É comum encontrar a bactéria na carne de vaca, no frango, nos ovos e no leite não pasteurizado.

Cozinhe os alimentos em altas temperaturas e durante o tempo necessário para matar as bactérias e os vírus causadores da gastroenterite

Anote essa dica para deixar bem limpos os legumes e as frutas: deixe-os submersos numa solução com 1 colher de sopa de água sanitária (existem algumas marcas próprias para alimentos) para cada litro de água, durante 15 a 20 minutos antes de comer.- Lave bem as mãos com água quente e sabão antes e depois de manipular alimentos crus como carne, aves, peixes, moluscos e ovos. O mesmo deve ser feito depois de ir ao banheiro, trocar fraldas, mexer ou tocar em animais.