Tudo o que você precisa saber sobre Coronavírus

coronavirus

Share

O Coronavírus (CoV) é uma família de vírus identificada pela primeira vez na década de 1960. Alguns tipos desse vírus podem causar resfriado comum, enquanto outros levam a casos mais preocupantes, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV). Identificada pela primeira vez na China em 2002, a síndrome infectou pessoas em todos os continentes entre os anos de 2003 e 2004. Cerca de 10% dos infectados por SARS vieram a óbito.

Inesperadamente 10 anos depois, em 2012, foi registrada uma nova variante do Coronavírus que ficou conhecida como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV), com o primeiro caso registrado em um paciente da Arábia Saudita. Além dos sintomas respiratórios já conhecidos, o referido paciente desenvolveu ainda pneumonia e complicações renais. Em 2018, em todo o mundo, foram notificados 2.144 casos de infecção por MERS-CoV, em 27 países, com pelo menos 750 mortes relacionadas ao MERS-CoV.

Surgimento do novo Coronavírus na China

Em 31 de dezembro de 2019, a OMS foi alertada sobre vários casos de pneumonia, primordialmente na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China, que não estavam sendo causados por nenhum vírus conhecido. De fato, isso causou preocupação porque quando um vírus é novo não se sabe ao certo como ele afetará a população.

Conforme o esperado, uma semana depois, em 7 de janeiro, as autoridades chinesas confirmaram que identificaram o novo vírus sendo da família coronavírus. Este foi temporariamente nomeado “2019-nCoV”.

De acordo com o boletim da OMS do dia 26 de janeiro de 2020, havia 2.014 casos relatados até este dia, com 56 mortes. Contudo, de um dia para o outro houve um aumento de 694 novos casos, ou seja, houve um rápido contágio em poucos dias.

A maior parte dos casos se concentram na China, enquanto 29 casos foram ‘exportados’ e já estão em 10 países, como Austrália, Vietnã, Japão, França e Estados Unidos.

A avaliação da OMS sobre o risco de contágio do Coronavírus é:

  1. muito alta na China
  2. alta no nível regional e
  3. alta no nível global.

O Centro de Sistemas de Ciências e Engenharia (CSSE) da Universidade de Johns Hopkins (EUA) atualiza um mapa em tempo real com o número de casos do novo coronavírus e localização deles, confira aqui.

Países com casos confirmados de Coronavírus

Características gerais do Coronavírus

De fato, os Coronavírus são zoonóticos, ou seja, são transmitidos entre animais e pessoas. Investigações detalhadas descobriram que o SARS-CoV foi transmitido de gatos para humanos e o MERS-CoV de camelos dromedários para humanos. Vários Coronavírus conhecidos, que ainda não infectaram humanos, estão circulando em animais.

A maioria das pessoas se infectam com os Coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Os mais comuns que infectam humanos são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43 e HKU1.

A princípio, os sinais comuns de infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até a morte.

As recomendações padrão para impedir a propagação da infecção incluem:

Lavar as mãos regularmente

Cobrir a boca e o nariz ao  tossir e espirrar

Cozinhar bem carne e ovos

Evitar contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros.

Detecção do vírus

Para identificar boa parte da família Coronavírus existem testes moleculares que fazem a detecção rápida e precisa do vírus, com uma metodologia que analisa o ácido nucleico do vírus em amostras clínicas.

Conheça o teste da Mobius Life Science – fabricante brasileira de diagnósticos moleculares – que detecta 4 tipos de Coronavírus: