No mês de dezembro a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a campanha Dezembro Laranja, para chamar a atenção para o tipo de câncer mais incidente no Brasil: o câncer de pele.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer no Brasil é de pele.
Entre os tumores de pele, o tipo não melanoma é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas.
“Temos um problema de saúde pública e a SBD transformou esse problema numa ampla campanha de combate ao câncer da pele por meio do Dezembro Laranja, mês de conscientização sobre a doença”, explica Dr. Sergio Palma, Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O câncer de pele não melanoma ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas, podendo até mesmo destruir estas estruturas.
Manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram.
Feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.
Certamente nesses casos, deve-se procurar o mais rápido possível um médico dermatologista (especialista em pele).
Caso seja identificado o câncer, o tratamento mais indicado é a cirurgia, e eventualmente pode ser associado a radioterapia.
A terapia fotodinâmica (uso de um creme fotossensível e posterior aplicação de uma fonte de luz) é uma opção terapêutica para a ceratose actínica (lesão precursora do câncer de pele), carcinoma basocelular superficial e carcinoma epidermoide “in situ” (Doença de Bowen).
Primordialmente os casos são mais incidentes no verão por conta da maior exposição ao sol, contudo, seja no verão ou nas outras estações do ano, sempre que houver contato com o sol é importante tomar os seguintes cuidados:
Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.
Procurar lugares com sombra.
Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas.
Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 15, no mínimo.
Usar filtro solar próprio para os lábios.
Sobretudo, proteja você mesmo e seus familiares do câncer de pele, assim, aproveite ainda mais o verão!