fbpx

Digite o que procura

Melanoma: ele não é uma simples pinta

07/12/2018
Compartilhar

Os cuidados diários com a pele são necessários para prevenir, por exemplo, o melanoma. Esse tipo de câncer, causado pelos raios ultravioletas (UV), é o mais perigoso devido ao seu alto potencial de metástase. Outro agravante é achar que a mancha que surge na pele é uma simples “pinta”.  Porém, o “sinal”, muda de cor, de formato ou de tamanho e pode causar sangramento. As lesões de melanoma apresentam características muito singulares.

Por isso, ao perceber qualquer alteração na pele, consulte um médico. Quanto antes for confirmado o diagnóstico, maior a chance de cura. A primeira opção de tratamento é a retirada do melanoma com margem de segurança adequada.

O importante é lembrar que o câncer de pele pode ser evitado. Por isso, cuide de você!

Como fica sua pele sem o protetor solar?

Há quem não goste da mudança, mas no Horário de Verão uma coisa é certa: muita gente aproveita o final da tarde para praticar exercícios, passear em parques, curtir a praia ou simplesmente tomar um sol para tirar aquela “cor de escritório”.

E como é bom poder aproveitar esse tempo dedicado a si! Se você é um desses adeptos, além de levar a água e vestir roupas leves, um item é indispensável na sacola ou na mochila: o protetor solar. E quando se fala nele, alguns já fazem cara feia pensando no tempo necessário para passar o produto. Pode até dar preguiça, mas o uso deve ser diário. Você já viu a pele de quem não usa o protetor solar?

Veja este vídeo e se surpreenda com as imagens. Manchas e sardas são muito evidentes quando vistas diante da luz ultravioleta. Em outro momento, os participantes do vídeo passam protetor solar e a diferença é nítida: o creme parece uma tinta espessa na pele, protegendo contra os raios solares.

Raios Ultravioletas

O sol emite três tipos de raios ultravioletas: UVC (que é barrado pela camada de ozônio), UVB (com maior incidência entre 10 e 16 horas) e UVA (que tem 95% de toda a radiação UV). E isso acontece mesmo nos dias nublados, uma vez que as nuvens não conseguem filtrar os raios e a chance de queimar a pele no mormaço é igual ou maior do que em um dia de sol.

Tags:

Você pode gostar também