fbpx

Digite o que procura

Infecção por Citomegalovírus é a causa de complicações em pacientes

13/03/2017
Compartilhar

O citomegalovírus (CMV) é o maior membro da família de vírus Herpesviridae e infecta quase todos os seres humanos em algum momento da sua vida. Acredita-se que mais de 80% da população já teve contato com o vírus.

Na maioria dos casos a infecção por CMV apresenta-se assintomática e raramente causa doenças em indivíduos imunocompetentes. Entretanto, após entrar em contato com o organismo o vírus permanece em seu interior em estado de latência, podendo ser reativado em diferentes situações, principalmente nos casos de alterações imunológicas.

Dessa forma, o CMV é o patógeno oportunista mais comum e causa problemas graves para pacientes imunocomprometidos, como pacientes com AIDS e transplantados, sendo reconhecida como a infecção com maior taxa de morbidade e mortalidade. Além disso, pode levar complicações para as gestantes, pois a infecção congênita ocasiona sequelas como a surdez, cegueira, microcefalia e também deficiência intelectual ao feto.

A doença pode resultar de uma infecção primária, reinfecção com uma nova estirpe do vírus ou reativação do vírus latente. Dependendo do tipo de tecido e do estado imunológico do hospedeiro, o citomegalovírus participa da infecção de maneiras diferentes:

  • Infecção aguda: com desenvolvimento altamente produtivo;
  • Infecção persistente: com baixos níveis de replicação;
  • Infecção latente: na qual a replicação viral está estagnada, sendo que o mecanismo da reativação é em grande parte desconhecido.

O reconhecimento da importância clínica do vírus neste contexto aliado ao avanço das modalidades diagnósticas e a terapêutica adequada podem reduzir drasticamente a frequência de complicações e o risco de vida desses pacientes, melhorando sua qualidade de vida.

A técnica da PCRPolymerase Chain Reaction – oferece inúmeras vantagens, principalmente se comparada aos métodos convencionais, para Diagnóstico de infecção por CMV, pois possui alta sensibilidade, especificidade e permite a quantificação do alvo pesquisado em pouco tempo. Todas essas características permitem realizar um tratamento eficaz da infecção e reduzir ou eliminar as complicações para a saúde.

A Mobius Life Science comercializa o Kit XGEN Master CMV, um teste in vitro para a detecção quantitativa do DNA do citomegalovírus através da metodologia de PCR em tempo real (qPCR). Conheça suas vantagens e diferenciais para detecção do CMV:

  • Capacidade de quantificar o DNA viral com precisão e sem manipulação de amostra pós-PCR;
  • Diferenciação da infecção latente em casos em que há replicação viral;
  • Pode ser utilizada para o monitoramento da resposta à terapêutica dos indivíduos submetidos ao tratamento antiviral;
  • Resultados rápidos e de baixo risco de contaminação cruzada para a amostra sob investigação;
  • Interpretação rápida e fácil;
  • Resultados confiáveis e clinicamente relevantes para minimizar as incertezas no diagnóstico;
  • Rapidez: resultados em até 2 horas e meia;
Tags:

Você pode gostar também