fbpx

Digite o que procura

Compartilhar

Nas últimas semanas houve um aumento significativo de casos de gripe em diversas regiões do Brasil, causados pelo vírus Influenza A subtipo H3N2.

“Apesar de estarmos no meio de uma pandemia, temos outros vírus que continuam circulando. E mesmo já entrando no verão, houve um aumento na demanda de exames relacionados à síndrome gripal”, conta Rodrigo Chitolina, Responsável Técnico do Laboratório ID8.

Sintomas H3N2 e Covid

O momento agora é de preocupação em saber a diferença dos sintomas da Covid-19 e H3N2. É importante saber que os sintomas de gripe H3N2 são bem intensos logos nos primeiros dias, principalmente marcado pela febre alta. Enquanto os sintomas da Covid podem ir se intensificando gradualmente.

SINTOMAS COVID E H3N2

Grupos de risco H3N2

Na infecção por H3N2, as crianças também podem apresentar vômito e diarreia. Aliás, crianças e idosos são os grupos de risco de desenvolver a forma grave da gripe H3N2 que leva a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

“Tal cenário serve de alerta aos demais grandes centros urbanos e turísticos em função do risco de importação de casos de Influenza, especialmente em locais cujas medidas não farmacológicas para a mitigação da transmissão da COVID-19 estejam com baixa adesão, pois também afetam a transmissibilidade do vírus Influenza”, destaca trecho do Boletim Infogripe, da Fiocruz.

Neste momento, se torna ainda mais fundamental a realização do teste molecular para diferenciar se o paciente está com Covid-19 ou gripe H3N2. Assim, é possível receber o tratamento adequado para cada caso.

Teste para H3N2

Assim como foi amplamente utilizado para Covid-19, o teste molecular é altamente recomentado para identificação da Influenza A subtipo H3N2 por suas características de alta precisão e eficácia.

Alguns laboratórios já realizam o teste para ambos os casos simultaneamente. Ou seja, ao coletar uma amostra de swab nasofaríngeo e processar o teste, já é possível identificar se o paciente está com Covid, H3N2 ou outro tipo de micro-organismo causando a infecção respiratória.

“Apenas com o exame clínico, o médico não tem como saber se está ocorrendo uma infecção bacteriana ou viral. Há vários patógenos respiratórios que causam sintomas muito parecidos. Saber qual está causando a doença é fundamental para que se receba rapidamente o tratamento adequado”, afirma Juliano Bison, da Mobius Life Science.

Solução da Mobius

A Mobius Life Science, empresa brasileira que fabrica kits de diagnóstico molecular e fornece a laboratórios de todo Brasil, tem em seu portfólio o Kit XGEN MULTI PR24 (Anvisa 80502070089) que identifica simultaneamente 24 patógenos que mais causam infecções respiratórias, inclusive os que estão circulando atualmente no país, por meio de amostras de swab nasofaríngeo, exudatos nasofaríngeos, aspirado nasofaríngeos, lavado broncoalveolar.

Tags:

Você pode gostar também