fbpx

Digite o que procura

O que é citometria de fluxo e qual sua aplicação para a saúde

19/11/2020
Compartilhar

Citometria de fluxo é um processo o qual analisa as características físicas e químicas de células isoladas, de partículas biológicas e não biológicas.

As análises são feitas simultaneamente à medida que as células ou partículas suspensas na corrente de fluído passam individualmente por um feixe de luz de um aparelho medidor – o citômetro de fluxo. Alguns citômetros de fluxo podem separar fisicamente subconjuntos de células (classificação) com base em suas características citométricas (classificadores de células).

 

Veja como funciona:

A citometria de fluxo pode ser usada para contar grande número de células ou partículas
baseadas em seu tamanho, complexidade interna, fenótipo, estado celular, função celular,
conteúdo do DNA, expressão genética e para quantificar essas mesmas propriedades celulares
em um nível de célula única.
Isso permite avaliar:

  1.  Se as células estão presentes em uma amostra;
  2. Quantas são;
  3. Que tipos de células são;
  4. Quais podem ser suas características funcionais;

Seu funcionamento depende das características de dispersão de luz das células sob investigação, que podem ser derivadas de corantes ou anticorpos monoclonais direcionados a moléculas extracelulares localizadas na superfície ou moléculas intracelulares dentro da célula.

Essa abordagem torna a citometria de fluxo uma ferramenta poderosa para análise detalhada de populações complexas em um curto período de tempo.

Vantagens da citometria de fluxo

As duas maiores vantagens da citometria de fluxo são sua capacidade de medir um grande número de parâmetros (2 a 30 ou mais) em uma amostra e sua capacidade de coletar informações de milhões de células em questão de segundos.

Esta técnica analítica é uma ferramenta poderosa para aplicações que incluem um número significativo de análises celulares, desde a fenotipagem até a saúde e viabilidade celular.

Aplicações da técnica

Estes são alguns exemplos de aplicações:

  • Imunofenotipagem

Usando anticorpos conjugados com fluorescência direcionados a uma proteína de interesse, as células que expressam essa(s) proteína(s) na superfície ou intracelularmente podem ser detectadas por citometria de fluxo. Tipos de células específicos podem ser distinguidos dentro de uma população mista usando múltiplos anticorpos conjugados com fluorescência.

  • Estado de saúde celular

Da viabilidade à apoptose em estágio avançado ou morte celular programada

  • Status do ciclo celular

Fornecendo uma ferramenta poderosa para avaliar as células na fase G0 / G1 versus fase S, G2 ou poliploidia, incluindo análise de proliferação e ativação celular. A intensidade fluorescente é usada para determinar a quantidade de DNA celular presente em cada célula.

  • Quando a citometria de fluxo é utilizada?

A citometria de fluxo é frequentemente usada em:

Onco-hematologia: contagem absoluta de células, diagnóstico / prognóstico e acompanhamento do tratamento de doenças hematológicas (leucemia e linfoma), análise da medula óssea, contagem de reticulócitos.

Imunologia: Identificação e contagens absolutas de populações de células imunes, análise de
citocinas, tipagem de tecidos, estimulação de linfócitos.

Microbiologia: diagnóstico bacteriano e viral, sensibilidade aos antibióticos.

Genética: cariótipo, diagnóstico de portador, diagnóstico pré-natal.

Farmacologia: estudos de cinética celular.

Evento gratuito sobre citometria de fluxo

A Mobius Life Science promove um seminário on-line no dia 19 de novembro, as 19h, que abordará os aspectos gerais da imunofenotipagem por citometria de fluxo e a utilização dos painéis Euroflow para realização de análises.

A convidada é Dra Maura Ikoma, doutora em Clínica Médica pela UNESP Botucatu e especialista em oncologia clínica, hematologia e transplante de medula óssea. Especialista em Citometria de Fluxo pela Universidade de Salamanca, ela implantou laboratórios de Citometria de Fluxo do Hemocentro de Botucatu – Unesp e da Fundação Amaral Carvalho – Jau.

A Mobius é a representante brasileira exclusiva da Cytognos, companhia reconhecida mundialmente pelo desenvolvimento e produção de kits, software e técnicas inovadoras no campo da citometria de fluxo.

Este evento garante aos participantes uma certificação de 2 horas.

Texto traduzido e adaptado de:
https://www.cytognos.com/academy/cytognos-technology/flow-cytometry/what-is-flow-cytometry/

Tags:

Você pode gostar também