fbpx

Digite o que procura

Crescem os casos de Dengue: Conheça as complicações da doença

12/03/2019
Compartilhar

Aumentou o número de casos de Dengue, enquanto diminuiu os de Zika e Chikungunya no Brasil, segundo o último balanço do Ministério da Saúde.

O que mais chama a atenção é o aumento em 149% no número de casos de Dengue em 2019, quando comparado ao mesmo período de 2018. Os casos de Zika tiveram redução de 18%, enquanto de Chikungunya caíram 51%.

Vale lembrar que todos estes vírus são transmitidos pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti.

Complicações da Dengue

O vírus da Dengue pode infectar o mesmo indivíduo até 4 vezes, sobretudo, os sintomas se manifestam com mais severidade a cada infecção, provocando uma resposta exacerbada ao vírus.

Como consequência, aumenta o risco de dengue hemorrágica, de choque circulatório, complicações viscerais, como hepatite e encefalite, entre outras, que se não tratadas a tempo podem levar à morte.

Diagnóstico molecular: identificação rápida e completa do vírus

Os primeiros sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya são muito parecidos e estas patologias podem ser causadas por seis tipos diferentes de vírus (DENV-1, DENV-2, DENV3, DENV-4, KIKV e CHIKV).

O diagnóstico molecular possibilita a diferenciação de cada um deles em um único teste, com uma única amostra sem reação cruzada. Com a amostra de plasma, sangue total ou urina é possível realizar o diagnóstico em apenas 2 horas e meia.

Outra característica é que este tipo de diagnóstico é mais sensível, pois detecta a presença do vírus nos primeiros dias da doença, enquanto a técnica sorológica só é aplicada após 7 dias de contaminação.

Dessa forma, o diagnóstico molecular fornece ainda dados sobre os genótipos circulantes no país ou região, ajudando na ativação de medidas públicas de controle em casos de possíveis surtos ou epidemias. E o principal, permite um manejo terapêutico adequado para cada vírus, seguindo as diretrizes nacionais definidas pelo Ministério da Saúde.

Detecção de Zika, Dengue e Chikungunya em um único Kit

O kit XGEN MULTI ZDC, da Mobius Life, é um teste in vitro utilizado para a detecção qualitativa de ácido nucleico viral em amostras clínicas para a avaliação de infecção pelos vírus Zika, Dengue e Chikungunya.

O ensaio por PCR (Polymerase Chain Reaction – Reação em cadeia da Polimerase) em tempo real desempenha um papel importante, sendo uma ferramenta útil para o diagnóstico e diferenciação destas doenças, onde os resultados são gerados simultaneamente em um único teste.

Tags:

Você pode gostar também

1 Comment