fbpx

Digite o que procura

Câncer: venci, e agora? Quais hábitos saudáveis adotar na nova rotina?

21/06/2019
Compartilhar

Se você já teve câncer e lutou pela vida, agora precisa adotar novos hábitos saudáveis para manter-se bem.

“Por mim, a vida após o câncer de mama significa viver um dia de cada vez e ser consciente do que posso fazer para ficar o mais saudável possível”, diz Pamela Bryant, que superou um câncer de mama em 2013.

“Eu tenho o que eu chamo de um “novo normal”. Significa uma atitude diferente para a vida. Eu dou meu máximo comendo bem, me exercitando e mantendo meu estresse baixo. Ter câncer me forçou a entender a importância de fazer da minha saúde uma prioridade”, conta Pamela.

Pamela venceu o câncer de mama, tornou sua saúde prioridade

Faça seus checkups

Quando seu tratamento acabar, seu médico pode dizer o tipo de acompanhamento que terá no futuro, isso se chama “cuidados pós-alta”. Siga à risca as instruções dele, pois os testes podem ajudar a encontrar sinais precoces de um possível retorno da doença.

Sempre que for a um especialista, leve seu histórico de exames, informações sobre seu câncer e o tratamento. Isso o ajudará a tomar decisões.

Fique atento a seu corpo. Se você sente que alguma coisa não está certa, vá ao médico. “Eu meio que ignorei isso se não me sentia bem”, relata Jenny Aleen. Ela foi diagnosticada com câncer de útero e durante a cirurgia também foi encontrado um tumor no ovário. “Seja corajoso, pergunte. As probabilidades são de que você não tenha câncer, mas descubra com certeza”.

Faça escolhas saudáveis e diminua as chances de retorno do câncer

Você pode diminuir os riscos de ter a doença novamente com escolhas saudáveis:

Fumar pode causar câncer em todo seu corpo

Fique longe do tabaco. Fumar pode causar câncer em todo seu corpo. Se você fuma, tente parar. Fique longe de outros fumantes.

bebidas alcoólicas estão relacionados a algum tipo de câncer

Limite a quantidade de álcool que bebe. Todo tipo de bebida alcoólica, incluindo vinhos branco e tinto, cerveja, coquetéis e licor estão relacionados a algum tipo de câncer. Quanto mais você beber, maiores são as chances da doença voltar.

raios ultravioletas levam ao câncer de pele.

Proteja sua pele do sol e evite bronzeamento artificial. Os raios ultravioletas levam ao câncer de pele.

Sobrepeso está relacionado a 13 tipos de câncer.

Mantenha um peso adequado. Sobrepeso e obesidade estão relacionados a pelo menos 13 tipos de câncer.

Fique atento a sua saúde mental e emocional

George Hilliard já tinha sobrevivido a dois tipos de câncer quando seu médico deu notícia de que ele estava com um tumor na próstata.

“Comecei minha jornada de volta à saúde confiando em minha rede de apoio e tendo uma atitude positiva”, diz ele.

“Eu tenho meus dias tristes. Isso vai acontecer. Mas tenho que me sentir bem e, com minha rede de apoio, posso ter uma atitude positiva. Eu também trabalho em manter uma visão confiante da vida participando de grupos de discussão sobre câncer com outros sobreviventes. Suas histórias me encorajam”, diz George.

George, Venceu o câncer de próstata

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da sua saúde física durante e após o tratamento, diz a Dra. Natasha Buchanan Lunsford, pesquisadora do CDC, neste post.

Se você estiver nesta fase, ela recomenda que converse com seus profissionais de saúde sobre como se sente fisicamente e mentalmente.

Referencias:

Icon made by itim2101 from www.flaticon.com

 Icon made by Freepik from www.flaticon.com

Tags:

Você pode gostar também