fbpx

Digite o que procura

Compartilhar

Sepse é uma complicação grave de uma infecção.

Esse quadro precisa mudar e você também pode ajudar! Entender o que é a sepse já é um importante passo nessa luta que não é apenas dos profissionais de saúde, mas de todos nós.

A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. O foco da infecção normalmente está localizado em apenas um órgão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente infeccioso. Ela pode vir a comprometer o funcionamento de vários órgãos do paciente. É uma emergência médica com risco de vida. No estágio inicial é altamente passível de tratamento por meio de diagnóstico precoce e manejo clínico oportuno e apropriado.

Quais infecções evoluem para sepse

Qualquer tipo de infecção, leve ou grave, pode evoluir para um quadro de sepse. E a maioria dos microrganismos como bactérias, fungos ou vírus podem desencadear um quadro de infecção. O principal tratamento é administrar antibióticos o mais rápido possível. No entanto, essas drogas têm sido usadas tão amplamente e por tanto tempo que os organismos infecciosos que os antibióticos são projetados para matar tem se adaptado a eles, tornando os medicamentos menos eficazes e favorecendo no surgimento das superbactérias ou bactérias multirresistentes.

Higiene adequada das mãos e cuidados com o equipamento médico podem ajudar a prevenir infecções hospitalares que levam à sepse. Mas atenção: ela não acontece só por causa de infecções hospitalares. E qualquer pessoa pode ter.

infografico-diamundialsepse
Tags:

Você pode gostar também