Aperte ESC para fechar

Aniversário do SUS: Um Millennial que celebra 35 anos de vida!

Conhecido como o maior sistema público de saúde do mundo, o SUS é um millenial que foca em várias vertentes. Do bem-estar mental até cuidado com meio ambiente, esse “jovem adulto” tem uma grande reputação. Por isso hoje celebramos o aniversário do SUS.

Criado em 1988 e oficializado em 1990, ele garante que 215 milhões de brasileiros tenham acesso 100% gratuito a serviços de saúde. São cerca de 2,8 bilhões de atendimentos feitos anualmente, tanto presencialmente como por meio da telemedicina.

Desde seu nascimento, até os dias de hoje, ele já passou por vários desafios e avanços. E motivos não faltam para celebrar!

5 conquistas para comemorar no Aniversário do SUS

Quando falamos SUS, é preciso ter em mente que ele engloba uma série de ações e iniciativas em diversas áreas. E dentre elas, algumas conquistas se destacam nessa trajetória de três décadas e meia.

Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Considerado, um dos maiores orgulhos do SUS, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 47 imunobiológicos, sendo 30 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas.

Graças às campanhas de vacinação em massa, o Brasil conseguiu erradicar doenças como a poliomielite e controlar surtos de sarampo, rubéola e tantas outras.

Além disso, essa iniciativa também se destaca por abranger todas as fases da vida. Desde recém-nascidos até idosos.

SUS Digital e Telemedicina

O SUS também se reinventou: hoje oferece serviços digitais que facilitam marcação de consultas, acompanhamento de exames e atendimentos a distância.

Essa iniciativa também é considerada uma das conquistas para se celebrar no aniversário do SUS, uma vez que realizou, entre 2023 e 2024, mais de 4,6 milhões de ações de telessaúde (teleatendimento e telediagnóstico).

Ela ainda conta com um app, que permite que os brasileiros tenham acesso a diversos serviços, como, por exemplo, a emissão da Carteira de Vacinação Digital, bem como da autorização para retirada de absorventes em estabelecimentos credenciados ao Programa Farmácia Popular.

Sistema Nacional de Transplantes – SNT

O Brasil tem um dos maiores programas públicos de transplante de órgãos do mundo, inteiramente financiado pelo SUS. Por meio dele, milhares de vidas são salvas todos os anos.

A rede pública fornece assistência integram e gratuita aos pacientes. Desde os exames preparatórios até o pós-transplante. Além disso, ele se baseia em um sistema transplante, que garante a equidade na distribuição de órgãos doados.

Para isso, a fila de espera é monitorada em tempo integral.

Força SUS

Criada em 2011, a iniciativa tem como foco a atuação ágil em situações emergenciais que podem afetar a saúde da população. Sua criação se deu como resposta ao desastre na Região Serrana do Rio de Janeiro.

De lá para cá, já contribuiu com diversas outras missões, dentre elas: Incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS); Rompimento de barragens em Mariana e Brumadinho; e a Pandemia de Covid-19.

Ela é acionada uma vez que o munícipio ou estado decrete situação de emergência, calamidade ou desassistência, bem como solicite ajuda do Ministério Público.

Programa Farmácia Popular

Criado em 2004, oferece medicamentos e insumos de maneira gratuita para a população de baixa renda, e para diversas doenças, tais como hipertensão, diabetes e asma.

Atualmente, está presente em milhares de farmácias credenciadas em todo o país, permitindo que a população retire medicamentos de forma rápida e acessível.

São 41 itens presentes na lista ofertada pelo programa, incluindo medicamentos e fraldas geriátricas.

Outras iniciativas que também merecem destaque

Para além das conquistas acima, existem várias outras que também merecem destaque nesse aniversário do SUS.  A Estratégia Saúde da Família, por exemplo, leva equipes multidisciplinares às comunidades, promovendo atenção integral e contínua à saúde.

Um dos grandes diferenciais dessa ação, é que o sistema também contempla políticas específicas para populações indígenas, respeitando suas tradições e garantindo acesso a serviços de saúde com sensibilidade cultural.

Como todo Millenial, o SUS também se preocupa com a saúde mental. Por isso, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) também são destaque. Oferecendo acolhimento e tratamento humanizado para pessoas em sofrimento psíquico, eles contam com equipes diversificadas.

O SUS é, sem dúvida, um motivo de orgulho nacional. Ao longo de 35 anos, ele provou que é possível oferecer um sistema universal, gratuito e de qualidade, tornando-se referência mundial em saúde pública.

SUS, o verdadeiro Millennial da saúde

Seja por meio da vacinação em massa, da telemedicina, dos transplantes, da Força SUS ou da Farmácia Popular, ele está presente em momentos decisivos da vida dos brasileiros.

E como todo millenial, o SUS ainda tem muito o que conquistar! O futuro aponta para mais inovação, integração digital e cuidado ampliado, sempre em defesa de um princípio que nunca envelhece: a saúde é um direito de todos e dever do Estado.

[extra_content id=”45″]