fbpx

Digite o que procura

Dengue na Pandemia: Reação cruzada pode estar gerando subnotificações

29/12/2020
Compartilhar

O período de chuvas que acontece geralmente de novembro a março no Brasil sempre traz a preocupação com o aumento de casos de Dengue, Zika e Chikungunya.

No primeiro semestre de 2020 houve um aumento nos casos de Dengue, quando comparado com 2019.  Ocorreram 890.362 casos prováveis com taxa de incidência de 423,7 casos para cada 100 mil habitantes. Neste cenário, destacam-se os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso, Espírito Santo e Goiás.

Com a pandemia da COVID-19, as Unidades de Saúde fechadas ou com atendimento restrito podem ter gerado subnotificação de casos, segundo o próprio boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Há também um receio da população em buscar atendimento básico em meio a pandemia, por isso, menos casos podem ter sido registrados este ano.

Falsos positivos para Dengue e COVID

Estudos mostram que os vírus da Dengue e do novo Coronavírus possuem similaridade antigênica. Testes sorológicos apresentaram resultado falso positivo para Dengue em pacientes que na verdade estavam com o SARS-CoV-2 e falso positivo para a COVID-19 em pacientes com Dengue.

Para a confirmação desses resultados os pesquisadores utilizaram a técnica da RT-PCR tanto para a COVID-19 quanto para as arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya.

Diagnóstico molecular para arboviroses

O teste molecular apresenta rapidez e alta sensibilidade para identificação destes vírus que apresentam sintomas semelhantes à COVID-19. Apenas o método molecular permite o diagnóstico preciso, a notificação correta dos casos e o tratamento adequado aos pacientes.

A Mobius Life Science, empresa brasileira de tecnologia em diagnóstico molecular, tem em seu portfólio teste de qPCR que identifica os vírus causadores da Dengue, Zika e Chikungunya com uma única amostra.

Com os laboratórios públicos sobrecarregados para atender a demanda de testes moleculares para Covid, há possibilidade de laboratórios particulares de menor porte atenderem a esta demanda para trazer respostas mais completas se há uma epidemia de Dengue, Zika ou Chikungunya.

Tags:

Você pode gostar também