fbpx

Digite o que procura

A Importância do Diagnóstico Molecular para a Tuberculose Resistente

21/11/2018
Compartilhar

A tuberculose (TB) é uma das ameaças mais mortais para a saúde pública hoje em dia. É a doença infectocontagiosa que mais causa óbitos de indivíduos adultos no mundo. Em 2017, 10 milhões de pessoas contraíram tuberculose e foram registradas 1.3 milhões de mortes.  Só no Brasil, a doença atinge aproximadamente 70 mil pessoas todos os anos e leva à morte mais de 4 mil delas. Além de ser considerada uma das principais causas de morte em pessoas infectadas pelo HIV.

As limitações no diagnóstico convencional da tuberculose, políticas inadequadas de saúde pública associadas a uma situação socioeconômica desfavorável da população, o fato do tratamento da doença ser de longa duração (seis meses ou mais) com até 20 comprimidos diferentes por dia, injeções diárias e efeitos colaterais dolorosos acarretam o alto índice de abandono ao tratamento. Por sua vez, causa o aparecimento das formas resistentes da doença, ainda mais difíceis de tratar. Globalmente, apenas 48% das pessoas que iniciam o tratamento de tuberculose resistente (TB-DR) são curadas. Todos esses fatores trazem a necessidade do uso de metodologias mais avançadas para um diagnóstico rápido, sensível e confiável de casos de TB-DR e, consequentemente, a aplicação de uma terapia eficaz.

O Diagnóstico Molecular para Tuberculose e Resistência à Antibióticos

O diagnóstico molecular que é baseado na amplificação de ácidos nucléicos vem apresentando resultados bastante satisfatórios, de alta sensibilidade e alta especificidade em tempo reduzido. Essa nova geração de testes moleculares possibilita detectar simultaneamente a resistência a drogas de primeira linha além do complexo M. tuberculosis de forma rápida e eficaz para o tratamento clínico.

Kit XGen Master Mycobacterium tuberculosis (MTB)

O kit utiliza a metodologia de PCR em tempo real para detecção de cepas do complexo Mycobacterium tuberculosis (M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum e M. microti) e também cepas de vacinas BCG.

Vantagens da técnica:

  • Tecnologia “hot start“, minimizando reações não específicas e garantindo a máxima sensibilidade.
  • Possui Controle Interno, que ao ser incluído no processo de extração deDNA controla e valida as reações de PCR.
  • Variedade de amostra clínicas: escarro, lavado bronco alveolar, líquido cefalorraquidiano, tecidos, nódulos linfáticos, medula óssea, fezes e lavagem gástrica.

Saiba mais:

Kit Master Mycobacterium Tuberculosis (MTB)

MTB HAIN

Os kits utilizam as tecnologias por PCR e DNA-STRIP para detecção do complexo Mycobacterium tuberculosis (M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. microti e M. canetti), cepas de vacinas BCG e sua resistência contra drogas de primeira linha. As fitas Hain são recomendadas pela OMS para detecção de TB multidroga resistente (TB MDR) e extensivamente resistente (TB XDR).

Vantagens da técnica:

  • Detecção de resistências / diferenciação de espécies clinicamente relevantes de NTM (não Mycobacterium tuberculosis)
  • Resultados válidos são comprovados por controle interno, assegurando diagnóstico de alta confiabilidade
  • Amostra: solida ou líquida de cultura

Kits:

GenoType NTM: detectam o complexo M. tuberculosis e diferenciam espécies clinicamente relevantes de NTM

GenoType NTM-DR

GenoType MTBDRplus: detecta complexo M. tuberculosis e suas resistências a rifampicina e isoniazida (alto e baixo grau)

GenoType MTBDRplus

GenoType MTBDRsl: detecta complexo M. tuberculosis e suas resistências a fluroquinolonas, aminoglicosídeos e peptídeos cíclicos (e/ou etambutol)

GenoType MTBDRsl

Tags:

Você pode gostar também