fbpx

Digite o que procura

Encefalite: Por que é tão importante um diagnóstico assertivo?

21/02/2017
Compartilhar

A encefalite é um processo inflamatório que acomete o parênquima cerebral e pode ser causada por diversos vírus, bactérias e protozoários. Mais de 100 tipos de vírus são causadores da encefalite viral, e tanto a presença direta do patógeno quanto a reação à sua presença em outra parte do corpo podem levar à inflamação do cérebro.

Uma vez no sistema nervoso central, estes patógenos podem ser responsáveis também por outras doenças neurológicas como meningite, radiculite e mielite, mas as encefalites virais constituem formas mais graves e com altas taxas de mortalidade.

Por isso é tão importante um diagnóstico rápido e preciso, principalmente diferenciando os agentes causadores. Só assim é possível ministrar o tratamento adequado evitando, muitas vezes, sequelas graves.

Principais agentes causadores de encefalite

A importância de reconhecer rapidamente uma encefalite aguda viral é que há vários agentes causadores. De acordo com dados epidemiológicos, os mais frequentes são vírus Herpes, Zoster vírus, citomegalovírus, vírus Epstain-Barr e enterovírus.

O vírus Herpes simplex é o principal agente causador de encefalite. Aproximadamente 95% das incidências são causadas pelo tipo 1 (HSV1). Em neonatos e imunodeprimidos, a prevalência é pelo Tipo 2 (HSV2). A encefalite herpética possui um índice de mortalidade de aproximadamente 70%, podendo causar sequelas graves e incapacitantes em pacientes sobreviventes.

Os casos podem ocorrer em qualquer idade, porém afetam mais crianças (principalmente até os 12 meses), idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido, sendo que os riscos dependem do tipo de vírus adquirido.

Complicações associadas à encefalite

A encefalite pode causar uma morte rápida se não for diagnosticada e tratada precocemente. Sobreviventes de encefalite comumente sofrem consequências neurológicas, que podem ser de longo prazo ou até mesmo permanentes.

A localização e gravidade da infecção determinam o padrão de lesão cerebral e os seus efeitos, que incluem:

  • Físico (controle muscular)
  • Comportamental e emocional (alterações de personalidade)
  • Cognitiva (memória, fala)
  • Sensorial (visão, audição)
  • O diagnóstico assertivo é fator fundamental para um tratamento adequado dos casos de encefalite.

Identificação do agente causador e diagnóstico

Os diferentes tipos de encefalite podem produzir sintomas semelhantes. Os médicos não conseguem se basear somente em características clínicas para diferenciar o agente causador da inflamação cerebral.

Assim, a confirmação de um quadro de encefalite depende de uma avaliação clínica associada a diversos exames complementares. A conduta do médico dependerá do agente envolvido, por isso a importância da diferenciação do patógeno.

Os ensaios por Biologia Molecular permitem que os principais agentes causadores sejam identificados por testes de alta especificidade e sensibilidade. Os resultados ficam prontos muito mais rápido do que exames realizados por métodos tradicionais, diminuindo o tempo e custo de internação, priorizando também o bem estar do paciente.

As vantagens da utilização da PCR em tempo real para diagnóstico de encefalite

A técnica PCR (Polymerase Chain Reaction – Reação em cadeia da Polimerase) consiste basicamente na amplificação “in vitro” usada para aumentar o número de cópias de uma região do genoma, a fim de produzir DNA ou RNA suficiente para análise adequada. A PCR em Tempo Real é uma variação na técnica da PCR, a qual permite que a amplificação e detecção ocorram simultaneamente e o resultado é visualizado em Tempo Real, gerando resultados sensíveis e com precisão.

  • Rapidez na entrega do resultado diagnóstico;
  • Teste qualitativo que permite a avaliação de infecções causadoras de encefalites;
  • Alta sensibilidade, detectando a presença do patógeno em pequenas quantidades de amostra;
  • Flexibilidade – diferentes tipos de materiais (amostras) podem ser utilizados (sangue total e líquido cefalorraquidiano – LCR)

O kit da XGEN Multiplex Neuro 9* que utiliza a técnica de PCR em Tempo Real apresenta uma vantagem adicional no diagnóstico de encefalites, pois os vírus mais frequentes podem ser detectados simultaneamente, otimizando tempo e recursos.

Vírus detectados simultaneamente um um único teste:

  • Adenovírus humano (HAdV);
  • Citomegalovírus (CMV);
  • Vírus Epstein-Barr (EBV);
  • Vírus Herpes simplex 1 e 2 (HSV1 e HSV2);
  • Vírus Varicela-Zoster (VZV);
  • Parecovírus humano (HPeV);
  • Eritrovírus B19 (B19);
  • Herpesvírus humano 6 e 7 (HHV6 e HHV7);
  • Enterovírus (EV).

*Kit XGEN MULTI NEURO9: diagnóstico de encefalites – registro ANVISA 80502070036

Tags:

Você pode gostar também