fbpx

Digite o que procura

Gastroenterite: Cuidado com alimentos contaminados

17/12/2018
Compartilhar

Diarreia, vômitos, desidratação e dores abdominais. Depois de ir em um restaurante na festa de confraternização de final de ano, você começa a apresentar esses sintomas. Cuidado, você pode estar com gastroenterite!

Nessa época do ano estamos cheios de compromissos. E muitas vezes, são muitos grupos para encontrar, festejar as conquistas e a convivência: é a turma do trabalho, os amigos, o pessoal da academia, os colegas da faculdade. Não faltam motivos para comemorar!

Quando combinar o restaurante do encontro, lembre-se: escolha um local com boas referências e limpo. Sabe a maionese que fica fora da geladeira? Comida japonesa refrigerada de forma inadequada? O resultado pode ser diarreia, vômitos, desidratação e dores abdominais. Alimentos contaminados por bactérias causam doenças como a gastroenterite.

O que é gastroenterite?

A gastroenterite é uma infecção do sistema digestivo ligada a uma inflamação das paredes do estômago e do intestino. O termo designa também uma série de enfermidades que podem ter origens diversas, podendo ser causadas por bactérias, vírus ou ainda outros microrganismos como parasitas, por exemplo.

A infecção viral é a mais comum e altamente contagiosa e seus principais agentes são Rotavírus, Norovírus, Astrovírus, Adenovírus e Sapovírus. Já a gastroenterite bacteriana é frequentemente associada à contaminação de água e alimentos e podem ser ligadas às bactérias Salmonella, E.coli, Campylobacter, Clostridium, Shigella e Yersinia enterocolítica.

A melhor maneira de tratar a infecção se dá por meio de um diagnóstico preciso. Nos casos em que é confirmada a gastroenterite bacteriana, a seleção do medicamento deve estar de acordo com o agente causador. A detecção molecular, por meio da metodologia PCR em tempo real, é o exame mais indicado para a identificação rápida do patógeno.

Sintomas de Gastroenterite bacteriana

thermometer

Febre

sick

Enjoo

privada

Diarreia

vomiting

Vômitos

dor abdominal

Dores abdominais

scale

Perda de peso

burger

Perda de apetite

gua

Desidratação

Como posso evitar a doença?

Armazenar e preparar corretamente os alimentos é um dos segredos para evitar a gastroenterite. Confira o que pode ser feito:

refrigerator

Alimentos perecíveis crus ou cozidos devem ser guardados na geladeira. Eles não devem ficar expostos em temperatura ambiente mais do que duas horas. É comum encontrar a bactéria na carne de vaca, no frango, nos ovos e no leite não pasteurizado.

frying-pan

Cozinhe os alimentos em altas temperaturas e durante o tempo necessário para matar as bactérias e os vírus causadores da gastroenterite

diet

Anote essa dica para deixar bem limpos os legumes e as frutas: deixe-os submersos numa solução com 1 colher de sopa de água sanitária (existem algumas marcas próprias para alimentos) para cada litro de água, durante 15 a 20 minutos antes de comer.- Lave bem as mãos com água quente e sabão antes e depois de manipular alimentos crus como carne, aves, peixes, moluscos e ovos. O mesmo deve ser feito depois de ir ao banheiro, trocar fraldas, mexer ou tocar em animais.

Tags:

Você pode gostar também