fbpx

Digite o que procura

HPV: É possível transmitir de mãe para filho?

12/03/2021
Compartilhar

O HPV é um vírus transmitido na maioria das vezes por via sexual. Contudo, também existe a possibilidade de transmissão vertical, ou seja, quando no momento do parto é passado de mãe para filho.

Existem mais de 100 tipos do vírus. Os tipos de baixo risco podem causar verrugas na região sexual, anal, boca ou garganta. Já os tipos de alto risco podem levar ao desenvolvimento de câncer, como câncer de colo de útero e câncer orofaríngeo.

Como acontece a transmissão vertical do HPV?

É comum que a gestante tenha maior replicação viral, principalmente na segunda metade da gestação. Por isso, acontece maior risco de transmissão durante o parto.

Segundo pesquisadores, tanto parto natural quanto cesariana apresentam risco da transmissão vertical. O tempo entre a ruptura da bolsa amniótica e o parto parece ser um fator crítico na transmissão. É provável que, quanto maior o tempo de ruptura, maior a exposição ao vírus e a contaminação dos recém-nascidos.

Entretanto os bebês positivos para o HPV devem ser considerados contaminados e não infectados, já que o vírus pode ser eliminado alguns meses após o parto. Nestes casos, é importante que o pediatra realize um acompanhamento até os 3 anos de idade, pois o vírus pode estar presente na forma latente, ou seja, sem apresentar sintomas.

A frequência de transmissão vertical do HPV é baixa, apenas 2,8%. Contudo, não se pode descartar esta via de transmissão. É importante realizar o acompanhamento da gestante que apresente positivo para HPV e do recém-nascido para acompanhar a evolução da contaminação.

Como é feito o diagnóstico do HPV?

A detecção mais comum do HPV pode acontecer por meio do exame Papanicolau. O analista do laboratório observará alterações morfológicas celulares da amostra coletada. Este exame depende o olhar do profissional, então, fica suscetível a erro humano.

Em contrapartida, o exame molecular é um teste mais completo que realiza a identificação do DNA do HPV, por isso, é considerado altamente eficaz. Além disso, este tipo de teste faz a genotipagem, ou seja, indica qual é o tipo de vírus presente, se é de alto ou baixo risco para desenvolvimento de câncer.

Saiba mais sobre diagnóstico.

A importância da vacinação

A vacina contra o HPV faz parte do calendário de vacinação, sendo gratuita no SUS para meninas e meninos entre os 9 e os 14 anos de idade. Ela protege contra os tipos de baixo risco (HPV 6 e 11) e de alto risco (HPV 16 e 18). Esta vacina também é aprovada para mulheres de 9 a 45 anos e homens de 9 a 26 anos.

A vacinação e as mudanças comportamentais são as medidas de prevenção de maior impacto na redução da transmissão vertical.

Tags:

Você pode gostar também