fbpx

Digite o que procura

Nova pandemia de gripe está chegando: o que você precisa saber

26/03/2019
Compartilhar

A gripe continua sendo um dos maiores desafios de saúde pública do mundo. A cada ano, estima-se que haja 1 bilhão de casos de influenza. Dessas ocorrências, de 3 a 5 milhões são graves, provocando de 290 mil a 650 mil mortes por doenças respiratórias relacionadas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma nova pandemia de gripe deve acontecer, a questão é quando. Certamente, chegará quando um novo vírus influenza que ainda não havia infectado humanos começar a se espalhar rapidamente e causar a doença.

Para proteger pessoas do mundo todo contra esta ameaça, a OMS lançou uma Estratégia Global contra a Gripe para 2019 – 2030. A nova estratégia é mais abrangente que a OMS já desenvolveu, delineando uma estrutura para que todos trabalhem juntos para se preparar, prevenir e controlar a gripe.

Confira quais são algumas dessas medidas:

earth-globe

A gripe já é um desafio para a saúde

Com dados tão alarmantes, como 1 bilhão de casos de gripe no mundo todo, a primeira medida será reduzir o impacto da gripe sazonal através de uma vigilância melhor, prevenção e controle. Primeiramente, vacinar a população anualmente é uma das formas mais eficazes de prevenção.

colaboração

Colaboração entre países é essencial

A colaboração é a chave para garantir a preparação do mundo para a próxima pandemia de gripe. A OMS, países e parceiros trabalharão juntos para alcançar metas da estratégia global e alinharão as capacidades globais e nacionais para a prevenção, rápido diagnóstico e resposta. Dessa forma, todos os países precisam ter um programa de influenza baseado em evidências e adaptado para sua realidade.

vacina

Precisamos das melhores ferramentas para combater a gripe

A OMS e parceiros promoverão o desenvolvimento das melhores ferramentas globais para prevenção, detecção, controle e tratamento da gripe. Estas ferramentas incluem vacinas mais efetivas, antivirais e tratamentos. Como resultado, a meta é torná-los acessíveis a todos os países.

custos

Custa menos prevenir do que remediar

O custo dos principais surtos de gripe supera muito o preço da preparação. Por exemplo, uma pandemia grave pode resultar em milhões de mortes em todo o mundo, com efeitos sociais e econômicos generalizados. Já o custo da preparação para uma pandemia foi estimado em menos de 1 dólar por pessoa por ano, o que é menos de 1% das estimativas de custo para responder a uma pandemia. A pandemia de gripe foi relacionada nos 10 desafios para a saúde global, como parte das ações estratégicas da OMS para 2019. Veja abaixo:

Diagnóstico rápido e eficaz para combater a pandemia de gripe

O diagnóstico molecular por PCR em tempo real (qPCR) é uma das formas mais avançadas e rápidas para detectar o tipo de vírus que acomete o paciente. Assim, a técnica consiste na amplificação in vitro usada para aumentar em milhares de vezes o número de cópias de uma região do genoma, a fim de produzir ácido nucleico suficiente para uma análise adequada. Em suma, os resultados são muito mais rápidos e de alta sensibilidade.

O uso desse tipo de diagnóstico é fundamental para discriminar o agente infeccioso envolvido para a administração correta do medicamento.

Com o diagnóstico correto em pouco tempo, é possível também fazer um mapeamento da proliferação dos vírus e entender e realmente está se enfrentando uma epidemia.

O kit XGEN Multiplex Painel Respiratório detecta 21 patógenos causadores de infecções respiratórias (tanto vias superiores como inferiores), inclusive da influenza. Como a sintomatologia dessas doenças é bastante similar, também se torna necessário a diferenciação dos agentes infecciosos envolvidos para a administração correta do medicamento.

Como evitar a gripe?

• Evite o contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
• Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel;
• Evite tocar a boca, nariz e olhos;
• Limpe e desinfete superfícies que podem estar contaminadas, como mesa e corrimão;
• Mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física;
• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
• Mantenha os ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas;
• Tome a vacina contra gripe.

Tags:

Você pode gostar também

1 Comment