fbpx

Digite o que procura

Aumenta casos de tuberculose em crianças menores de 10 anos

07/12/2020
Compartilhar

Segundo o Boletim Epidemiológico 2020 do Ministério da Saúde, a incidência da tuberculose no país aumentou nos anos de 2017 e 2018. Chama a atenção o aumento na incidência para a faixa etária entre 10 a 14 anos e em menores de 10 anos.

Em 2019 foram notificados 1.646 novos casos de tuberculose em menores de dez anos. Outra questão preocupante é a falta de adesão ao tratamento. Em 2018, dos casos notificados para essa faixa etária, 6,8% foram encerrados como abandono do tratamento.

O diagnóstico de tuberculose em pediatria é complexo e os resultados de estudos apontam para a necessidade de novos métodos diagnósticos diferentes dos tradicionais para um melhor controle da TB no Brasil.

Diagnóstico molecular

O método molecular para detecção da tuberculose é mais rápido e preciso que os métodos tradicionais de diagnóstico e orienta a conduta médica para o tratamento correto e cura do paciente.

A análise molecular consiste em identificar o material genético da bactéria que causa a tuberculose, ou seja do Mycobacterium tuberculosis. O reconhecimento molecular preciso deste patógeno é fundamental pois alguns bacilos são resistentes aos tratamentos antimicrobianos, neste caso é chamada de Micobactéria Multi Droga Resistente (MDR-TB).

Vantagem do diagnóstico molecular para o tratamento da tuberculose

Com o teste da Hain, baseado nas metodologias de PCR e DNA Strip, é possível detectar a resistência genética aos principais fármacos utilizados, que são a Isoniazida e a Rifampicina. Assim, é possível proporcionar ao paciente um tratamento assertivo rapidamente, além de prevenir a disseminação da doença e o desenvolvimento de mecanismo de resistência aos antimicrobianos por outras cepas.

Tuberculose Extensivamente Resistente (XDR-TB)

A Tuberculose Extensivamente Resistente (XDR-TB) é definida como uma Micobactéria Multi Droga Resistente com resistência adicional à fluoroquinolonas e a outro medicamento utilizado no tratamento da TB.

O diagnóstico e tratamento da XDR-TB é ainda mais desafiador uma vez que as estas cepas deixam os pacientes com opção de tratamento ainda mais limitado.

A Hain possui soluções para o diagnóstico tanto da MDR-TB quanto da XDR-TB.

O diagnóstico pode ser realizado com amostra pulmonar do paciente, sendo esta, de baciloscopia positiva ou negativa, ou ainda com amostras de cultura.

Simpósio Nacional de Tuberculose

A Mobius Life Science, empresa brasileira de tecnologia em diagnóstico molecular, promove o Simpósio Nacional de Tuberculose, um evento on-line gratuito nos dias 8 e 9 de dezembro.

Autoridades da área vão abordar os desafios atuais na identificação da tuberculose, a possibilidade de implementação do diagnóstico molecular em laboratórios públicos, a importância dos testes rápidos e o impacto clínico e epidemiológico dos testes moleculares.

São temas de extrema importância para quem vive no dia a dia os desafios do combate à tuberculose. A participação garante certificado de 6 horas.

Simpósio Nacional de Tuberculose
Tags:

Você pode gostar também