fbpx

Digite o que procura

Prepare-se para passar as festas de fim de ano com segurança

23/12/2019
Compartilhar

As festas de fim de ano servem para reunir familiares e amigos para um momento de alegria, paz e celebração. Contudo, é bom tomar alguns cuidados em relação à saúde desde a preparação dos alimentos até o fim da festa para que estes momentos ocorram como o esperado.

Confira algumas dicas do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) para que as festas de fim de ano não se tornem uma dor de cabeça para a família.

Converse sobre planos emergenciais

Se a conversa ao redor da mesa começar a ficar embaraçosa, promova a paz e mude rapidamente o assunto para o clima, fale sobre futebol ou sobre os benefícios de conhecer algumas práticas de primeiros socorros ou ter suprimentos de emergência em casa.

A Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos (FEMA) divulgou uma pesquisa confirmando que ter e falar sobre planos emergenciais aumenta a probabilidade de outras pessoas se prepararem e pensarem sobre o assunto. Portanto, mesmo que pareça estranho perguntar aos convidados se eles têm uma reserva de suprimentos ou planos de emergência, sua reunião com a família e os amigos é um ótimo lugar e hora para conversar sobre esta preparação.

Cuide de seu coração

Inesperadamente, cerca de 350 mil paradas cardíacas acontecem fora de hospitais todos os anos. De 7 a 10 pessoas isso acontece em casa – talvez no meio do amigo secreto. Infelizmente, cerca de metade das pessoas que sofrem uma parada cardíaca não recebem os primeiros socorros antes da chegada da ambulância.

Se um dos convidados sofrer uma parada cardíaca, a primeira coisa que você deve fazer é ligar para o serviço de emergência (SAMU – 192). Enquanto a ajuda estiver a caminho, você pode, com a orientação do médico na linha, realizar a ressuscitação cardiopulmonar (apenas com as mãos). Quando realizada, nos primeiros minutos de parada cardíaca, pode-se dobrar ou triplicar a chance de sobrevivência da vítima.

Esteja atento na cozinha

Nos feriados, frequentemente há muito tempo de qualidade gasto na cozinha. Afinal, é uma época festiva do ano. Você talvez fique pensando em saborear aquela “bebida cara” que ganhou enquanto corta as cebolas, mas isso não é uma boa ideia. Em resumo, seja cuidadoso na cozinha. Cozinhar é uma das principais causas de incêndios e ferimentos em casa, como cortes e queimaduras.

Se você ou um dos convidados se cortar, esteja pronto com um kit de primeiros socorros para estancar o corte, e vá até o hospital mais próximo dependendo da gravidade.

Ingredientes seguros fazem convidados felizes

Nada vai estragar mais uma festa de fim de ano do que um convidado que tenha uma reação alérgica repentina por algo que comeu.

Uma alergia alimentar ocorre quando o sistema imunológico de uma pessoa reage erroneamente a certos alimentos como se fossem prejudiciais ao corpo. Sobretudo, leite, ovos, peixe, crustáceo, trigo, soja, amendoim e nozes são responsáveis ​​por 90% das reações alérgicas graves nos Estados Unidos.

Quando estiver organizando a ceia, pergunte aos convidados se eles têm alguma alergia. De fato, é comum também o próprio convidado que tiver a alergia trazer a própria comida, não trate isso como se fosse um desrespeito, afinal, é uma questão de saúde.

Se você é alérgico e for convidado para festas de fim de ano, acima de tudo, carregue também seu kit de medicamentos caso entre em contato com algum alimento nocivo.

Lave as mãos de forma correta e constante

Lavar as mãos envolve cinco passos simples e efetivos que podem reduzir a proliferação de germes, principalmente enquanto se cozinha, pois evita aqueles que causam intoxicação alimentar.

Veja como lavar as mãos de maneira correta:

hygienic

Molhe as mãos com água corrente (quente ou gelada), desligue a torneira e aplique sabão.

sabão

Ensaboe as mãos e esfregando com sabão. Certifique-se de limpar as costas das mãos, entre os dedos e também embaixo das unhas.

20-seg

Esfregue suas mãos por pelo menos 20 segundos. Para medir o tempo, você pode cantarolar “parabéns a você” duas vezes.

enxaguar

Enxague bem as mãos até ficar limpa, com água corrente.

seque

Seque suas mãos utilizando toalha limpa.

Uma professora de Idaho (EUA) realizou um experimento prático para mostrar a seus alunos a importância de lavar as mãos no contato com alimentos.

Ela separou cinco fatias de pão branco e cada uma passou pela seguinte situação:

  • Fatia intocada.
  • Tocada por mãos sujas.
  • Por mãos lavadas com água e sabão.
  • Tocada por mãos lavadas apenas com desinfetante.
  • Esfregada em um notebook (Chromebook) utilizado em sala.

Os pães foram guardados por 3 semanas em um plástico com zip para vedação.

Ela publicou o resultado nas redes sociais e chamou a atenção para a importância de lavar as mãos com água e sabão.

We did a science project in class this last month as flu season was starting. We took fresh bread and touched it. We did…

Posted by Jaralee Annice Metcalf on Thursday, December 5, 2019

Os germes que causam doenças transmitidas por alimentos podem sobreviver em muitos lugares. Lavando as mãos em momentos importantes na hora de cozinhar e limpando as tábuas com água quente e sabão após cada uso, você pode proteger seus convidados das festas de fim de ano contra germes como salmonela.

Não consuma alimentos malcozidos

Muitas vezes, a carne que está assando no forno pode estar com uma bela aparência por fora, mas ainda estar cru por dentro. Servir um prato malcozido causar uma intoxicação alimentar.

A forma mais segura de saber se o alimento foi completamente assado é medindo a temperatura com um termômetro próprio para alimentos. Existem de diferentes tipos e formatos, escolha o que funcione melhor para você.

Germes transmitidos por alimentos, como salmonela, eventualmente podem causar gastroenterites que levam a náusea aguda, vômito e diarreia. Os sintomas mais graves podem ocorrer em mulheres grávidas, crianças, idosos e indivíduos com sistema imunológico debilitado.

Onde há fumaça..

As decorações natalinas podem aumentar o risco de incêndio em casa, por exemplo, com um curto circuito em luzes com instalação elétrica danificada. Velas iniciam mais da metade dos incêndios nas casas dos Estados Unidos. Se possível, utilize velas sem chamas ou nunca deixe uma vela acesa sem vigilância e sempre mantenha pelo menos 30 cm de distância de qualquer coisa inflamável.

Sobretudo, aprenda também como utilizar um extintor de incêndio para se preparar para combater as chamas.

Primeiramente, é importante entender a diferença dos tipos de extintores existentes:

H2O

Extintor de H2O: água na forma líquida (jato ou neblina);

CO2

Extintor de gases e vapores inertes: gás carbônico (CO2), nitrogênio, vapor d’água;

NAHCO

Extintor de pó químico: bicarbonato de sódio;

ABC

Extintor ABC: a base de monofosfato de amônia, extingue o princípio de incêndio das três classes de incêndio.

Classes de incêndio:

A

Classe A - Materiais sólidos fibrosos, tais como: madeira, papel, tecido etc. que se caracterizam por deixar após a queima, resíduos como carvão e cinza. Essa classe de incêndios deve ser combatida com extintores de H2O preferencialmente;

B

Classe B – Líquidos e gases inflamáveis, ou em sólidos que se liquefazem para entrar em combustão: gasolina, GLP, parafina, etc. Neste caso NÃO se pode usar extintores à base de água; os extintores de pó químico seco (PQS) são os permitidos para esse tipo de incêndio

c

Classe C - Equipamentos elétricos energizados: motores, geradores, cabos etc.: Nesses casos o dióxido de carbono (CO2) é o mais indicado.

D

Classe D – Incêndio raro, que se propaga em metais inflamáveis, como magnésio ou titânio. O pó químico especial é o único capaz de apagar esse tipo de incêndio pois cria uma crosta sobre o metal flamejante e evita seu contato com o oxigênio.

k

Classe K – São os mais eficientes para a proteção de operações de cozinhas industriais, principalmente em incêndios que envolvem meios usados para cozinhar, como óleo de cozinha, gordura e banha. São altamente recomendados por normas internacionais, como a NFPA 10.

Para manusear o extintor, as instruções básicas são:

  1. Puxe o pino. Segure o extintor com o bico voltado para longe de você e solte a trava.
  2. Aponte o extintor para a base do fogo.
  3. Aperte a alavanca lenta e uniformemente.
  4. Vire o bico de um lado para o outro.

Engasgo

Antes de mais nada, saiba como ajudar alguém que está engasgado. Dar empurrões abdominais é um método de aplicar pressão para remover uma obstrução, como um pedaço de comida, da traqueia de uma pessoa. Juntamente com a ressuscitação cardiopulmonar apenas com as mãos (ou RCP), saber como responder em uma emergência de asfixia é uma habilidade básica para salvar vidas, portanto, qualquer pessoa pode aprender e ensinar a outras pessoas.

Se você suspeitar que uma pessoa está sufocando ou vir alguém dando o sinal universal de asfixia – segurando o pescoço com uma ou ambas as mãos – siga imediatamente as seguintes etapas:

  1. Pergunte à pessoa se ela está sufocando. NÃO realize primeiros socorros se a pessoa estiver tossindo com força e puder falar.
  2. Se ele não conseguir falar, faça movimentos abdominais para a manobra de Heimlich:

  1. Ficar atrás da vítima;
  2. Posicionar uma de suas pernas entre as pernas da vítima, servindo de base caso ela desmaie;
  3. Colocar o braço em volta da cintura da pessoa;
  4. Fechar uma mão e colocar o lado do polegar contra o abdômen da vítima entre o umbigo e o apêndice xifóide;
  5. Com a outra mão envolver a mão fechada e pressionar o abdômen da vítima;
  6. Puxar ambas as mãos em sua direção, com um rápido empurrão para cima e para dentro, comprimindo a parte superior do abdômen com a base do pulmão, expulsando o ar e movimentando o objeto causador da obstrução.
  7. Realizar cinco vezes a manobra com uma compressão firme e vigorosa, suficiente para movimentar o objeto e desobstruir as vias aéreas;
  8. Caso a vítima fique inconsciente a manobra deverá ser interrompida. Ligue para o SAMU 192 e com a orientação médica, inicie a reanimação cardiorrespiratória.

Pratique direção segura

Entre Natal e Ano Novo muitas famílias pegam a estrada para passar as festividades de fim de ano em outra cidade. Mas é bom sempre tomar cuidado, pois o risco de mortes em rodovias aumenta 20% no mês de dezembro, segundo estudo do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Em acessos ao litoral, o aumento pode chegar a 40% neste período.

Acidentes de trânsito são a 8ª principal causa de morte no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Por isso, é importante manter a revisão do veículo em dia, respeitar os limites de velocidade e a sinalização da pista, além de não dirigir após fazer consumo de bebida alcoólica.

Tags:

Você pode gostar também