Por sediar a Copa América, o Brasil está recebendo 36% mais turistas estrangeiros neste momento, se comparado ao mesmo período do ano passado.
A organização do evento diz que foram vendidos 275 mil ingressos para pessoas de 83 países diferentes. Assim como em outros eventos de grande porte, o Sistema Único de Saúde estima que nos locais de jogo, cerca de 1% a 2% desses torcedores possam necessitar de cuidados médicos.
As cidades-sede dos jogos vão receber milhares de turistas nacionais e estrangeiros, por consequência podem surgir surtos de doenças contagiosas, como a gripe.
Por isso, o Ministério da Saúde reforça a importância de quem mora nessas regiões manter a vacinação em dia, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Esta orientação é ainda mais importante para quem vai trabalhar diretamente com os turistas, como os trabalhadores de hotéis, aeroportos, motoristas de táxis, aplicativos e ônibus, restaurantes, bares, seguranças e quem irá ao estádio nos dias de jogos.
Além de alertar aos turistas internacionais sobre a necessidade de vacinação, o Ministério da Saúde lançou uma cartilha sugerindo algumas medidas preventivas que eles podem adotar ao visitar o Brasil.
Algumas dessas dicas são:
Se mesmo com todos estes cuidados houver algum tipo de infecção, o turista e a população em geral podem contar com o diagnóstico molecular para a detecção da doença com precisão e sensibilidade.
O teste molecular utiliza a técnica de PCR em tempo real em que o resultado é visualizado ao mesmo tempo em que ocorre a amplificação da sequência de interesse do DNA. Com apenas uma amostra, é possível quantificar os patógenos com grande precisão.
Conheça alguns kits de detecção:
• Kit XGEN Multiplex Zika, Dengue e Chikungunya
• Kit XGEN Multiplex Influenza