fbpx

Digite o que procura

Adenovírus: a infecção pode ir além do resfriado

15/10/2019
Compartilhar

O adenovírus geralmente se instala nas vias respiratórias, causando resfriados, bronquite e até pneumonia, mais comum no período entre o fim do inverno e início do verão.

Contudo, o vírus pode se instalar também no aparelho digestivo causando gastroenterites e no revestimento dos olhos causando conjuntivites ou até mesmo doenças neurológicas.

Adenovírus responsável por paralisia facial em crianças

Um grupo de pesquisadores do Instituto Evandro Chagas em Ananindeua (PA) relataram em  artigo que identificaram o adenovírus em casos de paralisia facial aguda em crianças menores de 5 anos da região norte do Brasil.

Nestes casos, já havia sido descartada a infecção por poliovírus e enterovírus, por isso, realizaram o teste molecular utilizando a metodologia PCR em tempo real para identificar se estes pacientes estavam infectados com adenovírus.

Do total de amostras, 68,4% deram positivo para o adenovírus, entre estes, 92% eram de crianças abaixo de 5 anos.

Casos semelhantes foram registrados por pesquisadores na Finlândia, China e Malásia. Mais estudos ainda devem ser realizados para consolidar a associação do adenovírus em casos de paralisia facial aguda.

Metodologia do teste

Para identificar o adenovírus, os pesquisadores utilizaram a PCR em tempo real (qPCR) em que o DNA do vírus foi amplificado e sequenciado para identificação o patógeno com mais precisão. Dessa forma, foi possível realizar um diagnóstico rápido e confiável.

A Mobius Life Science fornece a laboratórios mais de 50 tipos de kits que fazem detecção de diversos micro-organismos por qPCR, inclusive o adenovírus.

Conheça: https://mobiuslife.com.br/adenovirus-adv/

Como prevenir a infecção por adenovírus?

O adenovírus é altamente contagioso, pois consegue sobreviver por um longo período fora do corpo em objetos como brinquedos, dinheiro, maçanetas, telefones, toalhas e etc. Por isso, locais com grande concentração de pessoas como transporte público e escolas são mais propícios ao contágio.

Outra forma de contaminação acontece por via oral/fecal, pela ingestão de água ou alimentos contaminados.

A melhor maneira de prevenir este vírus é com a higiene de alimentos e, principalmente, com o simples ato de lavar as mãos.

Veja aqui como higienizar as mãos corretamente:

Saiba mais

Tags:

Você pode gostar também