fbpx

Digite o que procura

Câncer bucal: quais são as causas e como evitar?

11/10/2019
Compartilhar

Todos os anos, são diagnosticados mais de 15 mil novos casos de câncer bucal no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o que torna a doença um problema de saúde pública.

Este tipo de câncer acomete, na maioria dos casos, homens acima de 40 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, alguns fatores de risco são:

cigarrete (2)

Tabagismo

90% dos pacientes com câncer de boca eram tabagistas.

wine

Álcool

O consumo regular de bebida também aumenta o risco.

virus

HPV

O subtipo 16 do vírus está fortemente relacionado ao câncer bucal.

sunny

Radiação solar

Exposição ao sol sem proteção aumenta o risco de câncer nos lábios.

Além desses fatores, a falta de higiene bucal e uma dieta rica em gordura e pobre em vitaminas e proteínas aumentam ainda mais o risco de câncer nestas regiões.

HPV é a principal causa entre os mais jovens

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível, geralmente associada ao desenvolvimento de câncer de colo de útero. O contágio se dá por via sexual ou oral-genital – que pode levar ao câncer bucal.

Um estudo realizado pela equipe da pesquisadora Sílvia Regina Rogatto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do A.C. Camargo, demonstrou que a porcentagem de casos de câncer de amídala com incidência de HPV subiu de 25% para 80% em 20 anos.

Mesmo que o cigarro e o álcool ainda sejam as principais causas do câncer bucal, eles costumam exigir uma exposição prolongada para o desenvolvimento de um tumor, cerca de 15 a 30 anos de consumo.

Outra pesquisa, divulgada no Estadão, apontou que 32% dos casos de câncer de boca em jovens adultos eram portadores de HPV enquanto nos pacientes acima de 50 anos o vírus estava presente em apenas 8% dos casos.

Identificação do HPV

Existem vários subtipos de papiloma vírus humano (HPV), alguns de baixo risco são relacionados ao aparecimento de verrugas, enquanto os subtipos de alto risco predispõem ao desenvolvimento de tumores malignos.

Para identificar se o paciente tem HPV e qual o subtipo presente, é possível realizar o teste molecular, onde é feita uma análise de uma amostra do paciente. O kit XGen HPV Chip, utilizado por diversos laboratórios no Brasil, faz a detecção e genotipagem de 35 subtipos de HPV, inclusive o subtipo 16 que está relacionado ao desenvolvimento de câncer bucal.

Leia também

Sintomas

Um dos principais sintomas do câncer bucal são pequenas lesões como verrugas ou feridas dentro da boca ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias. Em outros casos, podem ser notadas placas esbranquiçadas ou avermelhadas na região bucal ou nódulos no pescoço e rouquidão persistente.

Se observar alguns desses sintomas, procure um médico ou dentista para avaliação. Quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de cura.

Tratamento

O profissional de saúde irá analisar o tipo de lesão presente na boca. Caso seja constatado um tumor maligno ainda no início, pode ser realizada uma cirurgia oncológica e/ou radioterapia, dependendo do caso.

Se tratado de maneira adequada, pacientes com câncer bucal tem 80% de chances de cura.

Tags:

Você pode gostar também