fbpx

Digite o que procura

Aniversário Bioemfoco: 5 temas mais lidos do último ano

21/08/2019
Compartilhar

Faz um ano que o Bioemfoco nasceu com a missão de informar a população sobre saúde, trazer novidades em diagnósticos e tratamentos médicos. Para comemorar, trouxemos hoje as 5 matérias mais lidas de nosso site, confira!

5º Lugar

As superbactérias são um dos maiores desafios da ciência dos últimos tempos em todo o mundo. Listamos as 10 principais superbactérias que deixam o sistema de saúde em alerta por se tornarem cada vez mais resistentes a antibióticos utilizados atualmente. Entenda também a importância do diagnóstico molecular na individualização do tratamento.

4º Lugar

A gastroenterite é uma inflamação do trato digestivo que atinge principalmente estômago e intestino. Os sintomas incluem náuseas e vômitos, diarreia aquosa, dor abdominal e cólicas. Muitas vezes são acompanhados de inchaço, febre baixa, calafrios, dor de cabeça e cansaço ou fraqueza geral.

3º Lugar

A amamentação é uma etapa muito importante para a conexão da mãe com o bebê. Até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento além do leite materno. Porém, algumas vezes, as condições de saúde da mãe impedem a amamentação. Da mesma forma que os nutrientes são passados para o bebê através do leite materno algumas doenças também podem ser transmitidas. Reunimos as principais infecções virais que podem ser transmitidas pela amamentação. Confira!

2º Lugar

Essas infecções exigem um acompanhamento médico mais próximo e um tratamento mais longo e complexo, pois o agravamento do estado do paciente pode acontecer em questão de horas.

Dentre as doenças relacionadas, encontra-se a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Você já ouviu falar? A DPOC já atinge 7 milhões de pessoas apenas no Brasil. Acesse o link e saiba quais são as outras infecções e como realizar o melhor diagnóstico

1º Lugar

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) podem ser ocasionadas por mais de 30 agentes etiológicos. No mundo, são mais de 1 milhão de pessoas contaminadas por dia por alguma doença. No Brasil não é muito diferente. Ao menos 5 milhões de brasileiros já foram contaminados em alguma ocasião por um certo tipo de IST.

A única forma de prevenção é o uso do preservativo durante a relação sexual. Muitas dessas infecções vão além da dor o do desconforto se não tratadas corretamente.

Quais são as principais ISTs? Como diferenciar os sintomas? E qual é a realidade brasileira?