fbpx

Digite o que procura

Arboviroses: aumento de casos acende alerta sobre a importância da identificação rápida e precisa para controle epidemiológico

07/04/2022
Compartilhar

Não é de hoje que as doenças tropicais causadas pelos arbovírus acometem a população brasileira em um nível preocupante. As mais conhecidas, chamadas de arboviroses, são a Dengue, Zika e Chikungunya. Juntas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas são uma ameaça à saúde de 4 bilhões de pessoas, sobretudo das que vivem em áreas tropicais e subtropicais. Devido à dificuldade em diferenciar essas doenças tropicais por meio de avaliação clínica e métodos tradicionais de laboratório, o diagnóstico molecular é fundamental para direcionar os pacientes para o tratamento mais adequado

Embora causadas pelo mosquito Aedes aegypti, as doenças possuem características diferentes. A dengue é a mais frequente das arboviroses. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, o Brasil tem o maior número de casos registrados no mundo. Até março de 2022, o país registrou uma alta de 55% nas notificações. Segundo o Ministério da Saúde, foram 204.159 casos da doença e 43 mortes. Entre os sintomas comuns da dengue, estão a febre, dores musculares, cefaleia, náusea e fadiga.

A Chikungunya é uma doença febril aguda, e tem como principal manifestação clínica as fortes dores nas articulações, além de sintomas clinicamente semelhantes aos da dengue, tornando inviável a diferenciação entre as duas doenças apenas pela observação clínica. Já o Zika vírus é um importante causador de síndromes neurológicas e de casos de microcefalias potencialmente relacionados ao patógeno.

É importante redobrar os cuidados

Mesmo com a transmissão das arboviroses sendo mais comum durante o verão, em virtude da combinação do calor com as chuvas, é importante eliminar os focos e prevenir a proliferação do mosquito durante todo o ano.

O ciclo de desenvolvimento do Aedes aegypti acontece entre sete e dez dias. Por isso, é importante realizar intervenções semanalmente, a fim de interromper esse processo e diminuir a incidência das doenças. O principal foco de reprodução dos mosquitos são os recipientes que permitem o acúmulo de água parada. Assim, pneus, vasos de planta, caixa d’água, calhas, baldes, garrafas e entulho estão entre os principais criadouros e devem receber uma maior atenção.

Solução da Mobius para a identificação rápida e precisa de arboviroses

O Kit Multiplex Zika, Dengue e Chikungunya (registro ANVISA nº 80502070063) avalia de forma qualitativa a presença dos três vírus em um único teste, contribuindo para a escolha de um tratamento adequado, além de ser importante nos estudos epidemiológicos para analisar a distribuição da infecção dentro das populações.

Tags:

Você pode gostar também