fbpx

Digite o que procura

Enterovírus: Dificuldade no diagnóstico é resolvida com a Biologia Molecular

24/07/2017
Compartilhar

Como os sorotipos de enterovírus produzem sintomas diferentes, alguns são mais severos do que outros, passando desde infecção assintomática até doença grave e fatal. A maior parte dos infectados não apresenta sintomas ou tem sintomas leves, geralmente relacionadas ao trato respiratório, gastrointestinal e erupções cutâneas. No entanto, algumas infecções podem afetar o sistema nervoso central, músculo esquelético, intestino e células do sistema imune resultando em doenças fatais como meningite asséptica, paralisia, edema pulmonar e encefalomielite.

Esses vírus são muito contagiosos, estão presentes nas secreções respiratórias e fezes, assim como no sangue e LCR (Líquido Cefalorraquidiano) dos pacientes. A infecção geralmente é transmitida por contato direto com secreções respiratórias ou fezes, mas pode ser transmitida por contato indireto através da água ou alimentos contaminados. Quando é transmitida da mãe para o bebê pode causar infecção neonatal disseminada grave, incluindo hepatite ou necrose hepática, meningoencefalite ou miocardite.

A caracterização dos enterovírus é essencial para distinguir os sorotipos do vírus e também eliminar a incerteza da infecção por outros agentes. Essa diferenciação é extremamente relevante também nos casos de meningite, uma vez que os sintomas da meningite viral e da bacteriana são parecidos. Isso pode proporcionar a administração terapêutica adequada, reduzindo o uso desnecessário do tratamento com antibióticos.

Diante desse cenário, o diagnóstico rápido e sensível de infecções por enterovírus usando a biologia molecular afetam positivamente o tratamento do paciente e tem o potencial de reduzir o impacto dessas infecções no setor da saúde.

O Kit XGEN Master Enterovírus foi desenvolvido para identificar o RNA dos sorotipos poliovírus 1-3, coxsackievírus A1-A22, A-24, coxsackievírus B1-B6, echovírus 1-9, 11-21, 24-27, 29-33 e enterovírus 68-71, através da metodologia de PCR em Tempo Real utilizando a tecnologia TaqMan® minimizando reações não específicas e garantindo máxima sensibilidade.

O diagnóstico por Biologia Molecular – PCR em Tempo Real

O teste de Biologia Molecular baseado na tecnologia de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) em Tempo Real consiste basicamente na amplificação “in vitro” usada para aumentar o número de cópias de uma região de RNA, a fim de produzir uma quantidade suficiente para análise adequada. Permite ainda que a amplificação e detecção ocorram simultaneamente, com o resultado visualizado em tempo real, gerando resultados muito sensíveis e com precisão.

Vantagens do kit XGEN por PCR em tempo real no diagnóstico de enterovírus:

  • Detecção dos sorotipos: poliovírus, coxsackievírus e ecovírus;
  • Diagnóstico rápido e sensível, principalmente se comparado a outras metodologias;
  • Resultados em aproximadamente 2 horas;
  • Amostras de plasma e LCR (líquido cefalorraquidiano);
  • Facilidade na interpretação dos dados;
  • Precisão, especificidade e alto desempenho;
  • Kit com registro na ANVISA (80502070023).
Tags:

Você pode gostar também