fbpx

Digite o que procura

Pediatras alertam para queda da vacinação durante a pandemia

09/10/2020
Compartilhar

As crianças estão deixando de ser imunizadas durante a pandemia, é o que dizem 73% dos pediatras que participaram da pesquisa on-line da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O motivo apontado é o medo dos pais levarem os filhos às consultas presenciais e no posto de saúde para realizar a vacinação.

Doenças que já estavam erradicadas ou controladas podem voltar a aparecer, como vem acontecendo com o sarampo desde antes da pandemia ou o que ocorre esporadicamente com surtos de meningites. Doenças que nunca foram erradicadas como coqueluche podem apresentar também um aumento de casos.

Outro fator preocupante da saúde infantil são infecções respiratórias como a gripe H1N1, maior responsável pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças.

Diagnóstico assertivo, tratamento precoce

Além de reforçar aos pais a importância da vacinação, é essencial que o profissional de saúde vá além do diagnóstico clínico para detecção dessas infecções.

O diagnóstico molecular é um importante exame que pode ser solicitado pelo médico, pois baseia-se em técnicas consagradas da biologia molecular como a PCR (reação de cadeia em polimerase) e suas variações.

O teste vai analisar e identificar o material genético do vírus ou bactéria que está causando a doença. Por isso, este é um exame conhecido por sua alta sensibilidade, precisão e rapidez.

A Mobius Life Science oferece soluções moleculares para detecção das principais infecções que acometem crianças, com kit que faz a identificação de doenças respiratórias, para detecção de meningites viral e bacteriana e outras infecções.

Mantenha a vacinação em dia

Apesar da tecnologia em diagnóstico molecular auxiliar na detecção precoce das doenças, o melhor caminho ainda é a prevenção.

Mantenha a vacinação das crianças em dia, nos postos de vacinação é possível regularizar as vacinas em atraso e agendar as próximas que serão necessárias.

É importante também ficar atento a campanhas nacionais que são realizadas periodicamente que reforçam a proteção a diversas doenças.

Tags:

Você pode gostar também

1 Comment