fbpx

Digite o que procura

USP faz campanha com fada do dente para arrecadar dentes para estudos

04/06/2019
Compartilhar

A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) iniciou uma arrecadação dentes de todos os tipos para serem utilizados em pesquisas científicas.

A divulgação está sendo feita através de uma campanha lúdica chamada O Endereço da Fada do Dente, em que a fada revela que mora na FOUSP e espera receber os dentes por meio de uma carta em seu endereço.

No site da campanha há um campo para o doador se cadastrar e receber em sua casa um envelope já selado para o envio dos dentes, de qualquer parte do Brasil. É necessário também assinar uma autorização da utilização dos dentes para fins de pesquisa.

Campanha fada do dente

Campanha “O Endereço da Fada do Dente” FOUSP — Foto: Divulgação

Você sabia que o dente também é um órgão?

“Muitas pessoas não sabem que um dente também é um órgão. Dependendo da forma que é retirado, manipulado e armazenado, pode servir até para pesquisas sobre células tronco. Nós pretendemos fazer com que as crianças e as famílias vejam o quanto que um dente é importante quando é doado para um banco de dentes. Uma criança que participa de uma campanha como essa fica mais familiarizada e sensível às doações de órgãos no futuro”, explica o coordenador do BioBanco de Dentes da Faculdade de Odontologia da USP, professor José Carlos Imparato.

As ações da campanha buscam mostrar que, ao invés de deixar o dente de leite embaixo do travesseiro para a Fada trocar por dinheiro, jogar em cima do telhado, ou até ir para o lixo, pais e filhos podem ajudar a ciência, doando o material à FOUSP.

Além dos dentes de leite, o coordenador explica que também recebe dentes permanentes. “Nossa campanha está mais relacionada a dente de leite, mas também recebemos e temos muita necessidade de dentes permanentes. Tanto nos dois tipos de dentes, dentre as inúmeras pesquisas que podem ser feitas, por exemplo, uma delas é testar materiais de restaurações de cáries. Então evoluímos toda a forma de tratamento [dentário], até de remoção de cárie”.

Fada do Dente FOUSP

Campanha “O Endereço da Fada do Dente” FOUSP — Foto: Divulgação

Ações regionais

Outras universidades que também oferecem formação em odontologia têm banco de dentes humanos e aceitam doações. Aqui estão algumas delas:

Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Estadual Paulista / Araraquara

Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Juiz de Fora

Tags: