fbpx

Digite o que procura

Intolerância Alimentar ou Alergia? Aprenda como diferenciar

10/01/2019
Compartilhar

Muitos de nós já tivemos um certo desconforto ou reação após o consumo de determinado alimento. Embora não existam estatísticas no Brasil a respeito, casos de alergia alimentar e a intolerância alimentar vem aumentando sua incidência no país. Como consequência, moderar o consumo de um alimento ou eliminá-lo de vez do cardápio é uma realidade cada vez mais comum para muito brasileiro.

Nos últimos 10 anos, casos de alergia alimentar subiram 18% somente nos Estados Unidos. E a intolerância alimentar parece seguir o mesmo caminho, estima-se que um em dez americanos seja intolerante à lactose, o açúcar do leite.

No Brasil, especialistas observam um aumento na incidência de ambos os problemas. Como a alergia alimentar e a intolerância alimentar são comumente confundidas, pois alguns sintomas ocasionalmente se assemelham, é importante entender a diferença entre eles e ficar atento na hora de reconhecer os sinais.

Intolerância Alimentar

A comida é composta de proteínas, carboidratos, gorduras e vários nutrientes, bem como uma série de substâncias químicas naturais. A intolerância alimentar ocorre quando nosso organismo carece de uma enzima que processaria um certo nutriente.

Os sintomas geralmente estão relacionados ao trato gastrointestinal – dor de barriga, gases, inchaço, enjoo – que variam de intensidade de acordo com a quantidade consumida e ocorrem poucas horas após a ingestão da comida.

Se você tem alguma intolerância, você pode comer pequenas quantidades do alimento ofensivo, desde que com orientação médica. Também é possível evitar uma reação. Por exemplo, se você tem intolerância à lactose, você pode beber leite sem lactose ou tomar um comprimido da enzima lactase para ajudar na digestão.

Alimentos mais comuns que causam intolerância:

alergia-ou-intolerancia-queijo

Leite e derivados (lactose)

alergia-ou-intolerancia-pao

Glúten

alergia-ou-intolerancia-corante

Corantes

bananas-150x150

Banana

Alergia Alimentar

A alergia alimentar é causada por uma reação em nosso sistema imunológico que considera alguma proteína do alimento um elemento nocivo ao organismo. A reação é sistêmica: inchaço nos lábios, coceira, tosse, falta de ar e diarreia estão entre as manifestações que aparecem logo após a ingestão, mesmo quando em poucas quantidades. No pior dos cenários, ocorre o choque anafilático que é o inchaço de órgãos do sistema respiratório, com reações graves, que exigem atendimento médico imediato, pois são potencialmente fatais. Embora algumas reações alérgicas sejam leves nada impede que, em contatos posteriores com aquela comida, haja ataques mais sérios. A ordem é consultar um médico riscar o alimento da dieta.

Usualmente, nosso sistema imune produz anticorpos para combater esses componentes dos alimentos, o que resulta em liberação de histamina e outras substâncias no nosso organismo. Os testes de pele ou as pesquisas no sangue podem confirmar o tipo de alergia quando correlacionado com os sintomas.

Alimentos mais comuns que causam alergia:

alergia-ou-intolerancia-queijo

Leite (alergia à proteína do leite de vaca – APLV. Acomete principalmente crianças pequenas)

alergia-amendoim

Amendoim

alergia-nozes

Castanhas

alergia-maçã

Maçãs e Pêssegos

alergia-peixe

Peixe

alergia-frutos-do-mar

Frutos do Mar (marisco, caranguejo, lagosta e camarão)

Guia rápido

Alergia Alimentar

É uma reação do seu sistema imunológico que equivocadamente trata as proteínas encontradas nos alimentos como uma ameaça;

Pode desencadear sintomas típicos de alergia, como erupção cutânea, chiado e prurido, depois de comer pequena quantidade de alimento e geralmente acontecem rapidamente;

É frequente a determinados alimentos;

Exige atendimento médico.

Intolerância Alimentar

Não envolve seu sistema imunológico e nunca é fatal;

Os sintomas surgem mais lentamente, muitas vezes horas depois de comer o alimento problemático;

Só resulta em sintomas se você comer quantidades razoáveis da comida;

Pode ser causado por muitos alimentos diferentes.

Tags:

Você pode gostar também